Raimundo Lúlio e Lulismo
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Raimundo Lúlio desenvolveu a sua Arte como uma alternativa à ciência aristotélica, dominante no seu tempo. Lúlio não foi um escolástico, pois defendia precisamente aquilo que as Escolas rejeitavam: uma ciência universal. Ruiz Simon apresenta nestas páginas os motivos pelos quais a "Arte" luliana interessou os pensadores do séc. XIII ao séc. XVII e que voltam agora a cativar a filosofia: é um pensamento vivo que parte da observação da própria subjetividade. Usando a técnica e a argumentação escolástica, Lúlio fundamenta sua Arte no real: não parte dos conceitos para atingir a realidade, mas da própria realidade. Assim, se seguirmos este magistral estudo de Ruiz Simon, não nos será difícil compreender a imcompletude da metafísica aristotélica, a função de descoberta de hipóteses, a concordância entre teologia e filosofia, e as demonstrações típicas lulianas, como a demonstração por equiparação. O leitor perceberá, sobretudo após a leitura do capítulo "A nova ciência luliana, a velha ciência aristotélica e a filosofia moderna", que a posição luliana coincide em muitos pontos com a crítica feita pela filosofia moderna à escolástica.
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Raimundo Lúlio (1232-1316) foi um dos mais admiráveis eruditos cristãos da Idade Média. Sua extensa produção literária, cerca de 250 obras escritas em latim, catalão ou árabe, está repleta de doutrinas originais que influenciaram grandes pensadores como Nicolau de Cusa, Giordano Bruno e Leibniz. Embora grande parte dos historiadores da lógica exaltem a Arte de Lúlio, cumpre não esquecer que o Doctor Iluminatus também redigiu outras obras sobre os mais variados e originais temas da lógica medieval. Entre elas está A Nova Lógica...
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Este não é apenas mais um trabalho biográfico mostrando os paralelos entre Alfonso X e Ramon Llull, mas sim um interessante estudo sobre como ambos entenderam as transformações sociais de sua época, o século XIII, quando se aproximava o fim do feudalismo e começava a ganhar corpo a vida urbana.
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Ramon deixa bastante claro que o papa possui a precedência sobre o poder temporal
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A figura do Filósofo Maiorquino Raimundo Lúlio ainda é pouco conhecida no Brasil. Como se trata de um pensamento original e com enormes repercussões na filosofia, teologia, matemática e demais ciências é realmente de se lamentar o desconhecimento desde verdadeiro gênio criativo.
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Escrevi estes contos, e os chamei de lulianos, devido ao fato de que para resolver os mistérios, salvo o do último conto, os leitores terão de recorrer à arte concebida por Lúlio, combinada com criptografia moderna, para decifração dos enigmas. -
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Este pequeno trabalho de conclusão do curso de Filosofia não pode nem deseja de alguma forma apresentar o próprio pensamento de Lúlio, por ser iniciante e de pouco saber. Espera apenas ser como que o início de um longo estudo a que gostaríamos de nos dedicar, na medida da possibilidade a nós concedida. Assim, o objetivo principal deste trabalho é, como expressamos no seu subtítulo, apresentar a vida e a obra de Raimundo Lúlio, e fazer uma tentativa bem breve e, talvez, pouco abalizada de entender, a nosso modo, o pequeno capítulo do livro “Da Lamentação da Filosofia”. Detalhes -
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Essa enciclopédia do conhecimento em forma de literatura fantástica que é O Livro das Maravilhas tem como epicentro o homem - quase 60% da sua obra é reservada à Humanidade, pois para Lúlio e para todos os homens do século Xlll somos o ápice da criação divina. .
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Essa enciclopédia do conhecimento em forma de literatura fantástica que é O Livro das Maravilhas tem como epicentro o homem - quase 60% da sua obra é reservada à Humanidade, pois para Lúlio e para todos os homens do século Xlll somos o ápice da criação divina.
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Nestes belíssimos e inteligentes contos filosóficos, Félix Raimundo, a personagem criada por Carlos Vargas, Mestre em Filosofia, discute os temas da Amizade, da Vocação, da Consciência, do Estado, da Mística, do Casamento, da Virtude, da Gravidez e da Morte, por meio de lúcidos diálogos mantidos com seus confidentes amigos. Félix está à procura do ser humano, pois pensa - como o antigo Diógenes - que "esta espécie deixou de existir desde que as pessoas deixaram de ser gente". As perguntas do protagonista nem sempre recebem uma resposta à altura, mas sim revelam a profunda desilusão que parece envolver-nos hoje a todos.
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En la historiografía de la ciencia persiste una tajante distinción entre la física aristotélica de las causas y la física de la experimentación moderna, así como una especie de “vacío” entre estos dos modelos. Este “vacío” tiene su punto más fuerte en el uso del lenguaje matemático que representar las variaciones cuantitativas y cualitativas del movimiento. No obstante, algunos autores medievales como Ramon Llull, que supuestamente trataban temas considerados extra-científicos, formularon las bases para que fuera posible la recepción del lenguaje matemático.
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